A SKIF

A Shotokan Karate-Do International Federation do Brasil, mas conhecida como SKIF BRASIL, é uma escola de Karate Shotokan, representante oficial e única da SKIF no território nacional. É registrada no Brasil como uma entidade sem fins lucrativos, com função de promover treinamentos e eventos de artes marciais no país.

Missão

 Difundir no Brasil, através do sistema de ensino criado pelo Mestre Hirokazu Kanazawa, as técnicas e preceitos do Karate-Do Shotokan.

Breve Histórico

 A SKIF BRASIL teve sua origem em meados dos anos 80, quando em 1986 o Sensei Teruo Furusho, homem cuja a história se confunde com a história da própria escola no Brasil trouxe, pela primeira vez, o Sensei Hirokazu Kanazawa ao Brasil e entidade então denominada Shotokan Karate Internacional Clube do Brasil, a SKICB. 

 Nesta época, quando não existia ainda o advento da internet e o acesso à revistas e publicações era muito escasso no país, as informações se difundiam muito vagarosamente. Sensei Furusho, com o apoio do Sensei Kanazawa, iniciou no Brasil um movimento de difusão dos ensinamentos do Mestre e montou, ainda naquela época, uma estrutura gigantesca de membros e filiados por todo o país.

 Nesses últimos quase 30 anos de existência a SKIF BRASIL sofreu inúmeras transformações, seguindo as tendências de sua matriz no Japão. Apos a morte do Sensei Furusho, em 2008, a escola sofreu uma séria intervenção da matriz, que atribuiu ao Sensei Lodson Espíndola a difícil e importante tarefa de substituir o saudoso Sensei Furusho no comando da Escola no Brasil.

 Hoje, a escola totalmente reestruturada, ainda se recupera da precoce perda do Sensei Furusho, mas mantem-se firme nos seus propósitos e continua em processo contínuo de crescimento e aprimoramento.

Filosofia

 A filosofia do Karate se baseia no Budo tradicional. O espírito do Karate-Do busca o aperfeiçoamento do caráter através do treino e da disciplina. Em adição à filosofia tradicional suportada pelo Rei-To-Setsu e Dojo-Kun, a SKIF busca a promoção da saúde física e mental de seus membros através do intercambio de conhecimento, pacífico e sadio, através de seus eventos e competições.

A SKIF Internacional

 A Shotokan Karate-do Federation International ( SKIF ) é uma organização de karatê Shotokan. A escola foi fundada por Hirokazu Kanazawa em 1978, depois de seu desligamento da Japan Karate Association. Um ano após sua formação, a SKIF já contava com oito representações internacionais e mais de trinta escolas filiadas no Japão.

Em 12 de outubro de 1979, a SKIF realizou sua inauguração oficial no Tokyo Kaikan Kaiyō e, dois anos após a inauguração, realizou seu primeiro campeonato nacionais na Universidade de Kitasato.

Em 1983, o primeiro Campeonato Mundial da SKIF foi realizado em conjunto com o terceiro campeonato nacional, no Centro Desportivo Yoyogi.

Hoje a SKIF é reconhecidamente a maior escola de Karate-Do Shotokan no mundo e possui mais de três milhões e meio de membros, em mais de cento e trinta países.

 

Rei To Setsu

Rei  To  Setsu rei

“Rei to wa rito-to magiwaru ni atari, mazu sono ginkaku o sontio-shi koreni keio arawas koto-ni hashi.
Rito-to rito-to no kosai o totonoe shacai tsutijo o tamotsu miti de ari, setsu wa kono seishin o arawasu saho de aru.
Karate-do o manabu monowa, uti-ni rei no seishin o fukame, sotoni setsu o tadashiku mamoro koto ga kanyo de aru.”

Fonte: H.Kanazawa, Kumite Kyohan ,Ed.Kodansha, Japão,1987

Rei  e  Setsu 

           “Rei, acima de tudo, é a vontade de respeitar a dignidade humana e de demonstrar este respeito.
Torna-se meio de aperfeiçoamento das relações humanas e, assim, é fator de ordem social; Setsu é a expressão dessa atitude.
Os praticantes de Karate-do devem compreender muito bem o espírito de REI e observar rigorosamente as regras de SETSU em todo relacionamento social.”

 

Dojo Kun

Sensei Kanazawa recitando o Dojo Kun:

  • dojokunHitotsu!  jinkaku kansei ni tsutomuru koto
    Primeiro!  Esforçar-se pela formação do caráter
  • Hitotsu!  doryoku no seishin o yashinau o koto
    Primeiro!  Criar intuito de esforço
  • Hitotsu!   reigi o omonzuru koto
    Primeiro!  Respeitar acima de tudo
  • Hitotsu!  kekki no yu o imashimuru koto
    Primeiro!  Conter o espírito de agressão
  • Hitotsu!  makoto no michi o mamoru koto
    Primeiro!  Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão