KYOSHI FURUSHO

Furushoface

Kyoshi Teruo Furusho (Faixa Preta 8º Dan), renomado e respeitado mestre de Karate no Brasil e no mundo, iniciou sua trajetória nas artes marciais ainda muito jovem. Durante sua trajetória, adquiriu conhecimentos de Judo e Goju Ryu, mas foi através do Shotokan que escreveu sua história.

Teruô Furusho, cujo nome ocidental seria Rui, nasceu no dia 18 de Março de 1942, na cidade de Cafelândia, Fazenda São Francisco, São Paulo. Viveu sua infância e juventude no Lins, onde teve seu primeiro contato com as artes marciais, o Judo. Seu contato com o Karate veio anos mais tarde, quando aos dezessete anos, iniciou o seu treinamento de Karate sob o comando do Sensei Juíchi Sagara, onde também ministravam aulas os Senseis Iassutaka Tanaka, Tetsuma Higashino e Sadamu Uriu. Ali nasceu sua amizade com o Sensei Benedito Nelson, o mão de ferro, e também com colegas mais graduados como o Sensei Sassaki, por exemplo.

Em meados dos anos 80, junto a seus alunos mais próximos, iníciou os trabalhos da SKIF no Brasil, trazendo pela primeira vez ao país, no Rio de Janeiro, o Kancho Hirokazu Kanazawa. Kyoshi Furusho faleceu na madrugada do dia 03 de agosto de 2008, vítima de complicações cardíacas. O seu legado, hoje espalhado por todo o Brasil, mantem aceso seu sonho e ideal: o de fortalecer e unir o Karate no Brasil.