Perguntas e Respostas

  Quais são as vantagens de me filiar à SKIF?

A SKIF BRASIL oferece a seus filiados, além de seu programa único de ensino de Karate, as seguintes vantagens:

  • Descontos exclusivos em eventos da SKIF (cursos, campeonatos, etc.). Os descontos ultrapassaram R$ 200,00 nos últimos dois anos;
  • Possibilidade de participação nas seleções Panamericanas e Mundiais da SKIF, dependendo do desempenho nas seletivas;
  • Diplomas de faixa preta expedido pela SKIF do japão;
  • Material didádico elaborado pela direcao tecnica da SKIF BRASIL, distribuída gratuitamente entre suas escolas;
  • Fazer parte de uma escola de Karate presente em mais de 130 países e com mais de três milhões de membros;
  • Treinar sob um programa de ensino elaborado pelo Sensei Hirokazu Kanazawa, mestre 10º Dan de Karate Shotokan e aluno direto do Sensei Masatoshi Nakayama e sob supervisão do Mestre Gichin Funakoshi
  • Conteúdos exclusivos no web site da escola, com acesso por senha somente aos membros

  Como funciona?

A SKIF BRASIL é uma entidade sem fins lucrativos ligada diretamente à SKIF do Japão. É composta de um Presidente, uma diretoria, um conselho de mestres, um conselho de ética e um corpo docente de instrutores de Karate.
Sua sede fica no Rio de Janeiro e todas as orientações recebidas da sede japonesa são distribuídas aos membros através de sua diretoria e instrutores. A SKIF BRASIL não possui representantes regionais, pois cada escola (associações) credenciada é uma representação da escola.


  O que é o Conselho de Mestres (Kodanshakai)?

O conselho e mestres é um grupo formado pelos instrutores, membros da SKIF BRASIL, com graduação acima de sexto dan expedida pelo japão. Este conselho é liderado pelo mais graduado no grupo e tem a função de discutir aspectos do ensino do Karate no Brasil e iniciativas da escola. É função do conselho orientar a diretoria seguindo as premissas do Budô, do Dojo-Kun, do Rei-To-Setsu, da moral e da ética.


  O que são Escolas Credenciadas?

Uma associação só é credenciada como escola à SKIF BRASIL através de seu responsável, sendo este membro e instrutor credenciado na escola. Todos os seus membros são automaticamente reconhecidos como membros da SKIF BRASIL e deverão realizar/atualizar seus cadastros nos arquivos da sede. Os recolhimentos das taxas são feitos anualmente, através da escola credenciada, que deverá manter os cadastros de seus membros atuaizados trimestralmente.
Clique aqui para visualizar a lista de escolas credenciadas
Cliqua aqui para visualizar as taxas


  Como fazer para me tornar membro da escola?

Há duas maneiras de se tornar membro da SKIF BRASIL:

  1. Tornar-se membro através de uma escola credenciada. Clique aqui para visualizar a lista de escolas credenciadas.
  2. Faixas pretas podem se tornar membros individuais. Neste caso, restrições quanto ao material didático são aplicadas, mas os descontos são os mesmos para todos os membros.

 Meu Sensei não é credenciado, mas eu gostaria de me tornar membro. Como fazer?

Vide resposta acima.


  Sou membro da SKIF, mas gostaria de me filiar a outra federação. É possível?

A SKIF não se opõe a multiplas filiações. Todo membro da SKIF BRASIL é livre e pode optar por associar-se a quaisquer grupos, pois este é um direito garantido pela própria constituição do nosso país. Mas a escola recomenda que seus membros treinem sob o programa definido pelo Sensei Kanazawa e as escolas credenciadas, através de seus instrutores, têm o compromisso de manter este programa de ensino. 


  Gostaria de obter mais informações sobre o sistema de ensino da SKIF. Como fazer?

Além dos inúmeros livros publicados pelo Sensei Kanazawa, há um vasto material na internet. Entretanto, deve-se ter parcimônia quanto informações obtidas na internet. A escola disponibiliza material didático à seus intrutores e, periódicamente, realiza cursos técnicos em diversas regiões do país. Visite nosso calendário e nossa seção técnica para maiores informações.


  Posso participar dos campenoatos da SKIF, mesmo não sendo membro?

A SKIF realiza dois campeonatos brasileiros no ano. Um aberto, denominado OPEN SKIF BRASIL, onde permitimos a participação de não-membros e um fechado, denominado Troféu Trabsitório, onde a participação de não-membros só é permitida em ocasiões especiais. O campeonato aberto tem o intuito de promover o intercâmbio de nossos membros com integrantes de outras escolas. 
Além dos brasileiros, a SKIF promove campeonatos abertos regionais. Nestes a participação de não-membros é permitida e há seletivas para os campeonatos internacionais entre os membros melhores colocados na competição.


  Qual é o custo para ser membro da escola?

A escola, embora seja uma entidade sem fins lucrativos, precisa manter sua sede, comprar materiais, pagar funcionários administrativos e realizar eventos periodicamente. Para isso, a escola precisa realizar caixa e cobra de seus membros uma contribuíçao na forma que se segue:
Escolas credenciadas: as escolas pagam uma anuidade que é cobrada no mês de março.

  • Membros:

     

    • Registro: todos os membros pagam, quando do registro, a taxa para emissão do passaporte internacional.
    • Anuidades:

       

      • Dan (faixas-prestas): os membros, faixas-pretas, pagam uma anuidade que é cobrada no mês de março
      • Kyu (coloridas): os coloridas não pagam anuidades.  É cobrada da escola apenas a taxa quando da realização de exame, por examinado, para emissão do certificado.

 


  Como funcionam os descontos para membros?

Todos os eventos abertos da SKIF possuem descontos para filiados que vão de 10% à 50%. Além disso há eventos que são exclusivos para filiados.


  Sou responsável por uma associação e gostaria de torná-la uma escola credenciada. Como fazer?

Em primeiro lugar você deverá se tornar um instrutor credenciado. Apesar de ser possível cursar o treinamento de intrutores a partir do primeiro kyu (marrom II), apenas os intrutores a partir de Sandan (terceiro dan) poderão ser responsáveis por escolas credenciadas. Casos especiais são tratados isoladamente pela diretoria técnica e sugeitos a aprovação da presidência.


  Gostaria de reconhecer minha graduação, como fazer?

Os reconhecimentos de kyu são feitos nas escolas credenciadas, através de seus intrutores. Os reconhecimentos automáticos de graduação (dans), segundo regras da sede no Japão, foram suspensos após 2011. Para reconhecer sua graduação você deverá submeter-se à banca examinadora.


  Quando são os exames de faixas-pretas?

A SKIF BRASIL promove seu exames de dan (faixas-pretas) em datas pré determinadas. Visite o calendário para maiores detalhes.


  Como sei se o curso é oficial da SKIF?

Os cursos da SKIF são ministrados por instrutores credenciados. Todos os cursos são submetidos às diretorias técnica e de eventos que avaliam o conteúdo, o instrutor designado, as dependências local e o plano de divulgação para aprovaçào do curso. Todos os cursos oferecidos oficialmente pela SKIF BRASIL são divulgados pelo site da escola. Se o curso pretendido não constar de nosso calendário ou não tiver quaiquer informações sobre em nosso site, não é um curso da SKIF.